segunda-feira, 13 de julho de 2009

Quando você pensa na palavra “Mambo”, o que lhe vem à cabeça? Muito provavelmente os primeiros acordes do Mambo no. 5, acompanhado daquele grito de guerra que identifica o maestro Pérez Prado: “Aaaaahhhhh!!! Ugh!!!”.Ainda que se tenha dado nos Estados Unidos o título de “Rei Do Mambo” para Tito Puente, para nós, centro e sul-americanos, esse cetro e essa coroa sempre pertencerão ao maestro, arranjador, pianista, percussionista, produtor e até mesmo cantor Pérez Prado. Não se sabe ao certo a data do seu nascimento, mas a versão mais aceita pelos seus biógrafos é a de que Damaso Pérez Prado nasceu em 11 de dezembro de 1916, na cidade cubana de Matanzas. Foi ainda em Matanzas que Pérez Prado adquiriu os seus primeiros conhecimentos musicais, sendo um aplicado estudante de piano e órgão, tocando em clubes e cinemas locais.

Conseguirá o Mambo recapturar a glória de seus dias dourados? A dança cubana chamativa pode encontrar um partidário novo nos anos 90?
A dança de Mambo é originaria de Cuba, onde havia determinações significativas de haitianos. No país de parte de trás de Haiti, o "Mambo" é uma sacerdotisa de vodu que serve os aldeãos como conselheira, curandeira, exorcista, aconselhadora espiritual, e organizadora de entretenimentos públicos. Porém, não há uma dança folclórica no Haiti chamado o "Mambo".
A fusão do SWING a e música Cubana produziu este ritmo fascinante e em troca criou uma dança sensacional. O Mambo não poderia ter sido concebido mais cedo porque até aquele tempo, o Jazz cubano e americano ainda não se tinham "Casado". A "dança de Mambo" é atribuída a Perez Prado que a introduziu no Nighte-Club La Tropicana em Havana em 1943. Desde então outros lédres de Bandas latinas , como Tito Rodriquez, Pupi Campo, Tito Puente, Machito e Xavier Cugat alcançaram estilos próprios deles e avançou a moda do Mambo. O Mambo foi originalmente tocado como uma vulgar Rumba, pode ser descrito como uma Rumba com uma abertura ou ênfase em 2 e 4 em 4/4 tempo. Nativos Cubanos ou músicos sem qualquer treino quebrariam em qualquer batida. Apareceu primeiro nos Estados Unidos no Salão de baile de Park Plaza Iorque - um lugar favorito de paragem de dançarinos entusiásticos de Harlem. O Mambo ganhou entusiasmo em 1947 no Palladium e outros lugares remodelados como China Dol, Havana Madrid e Birdland.

Uma versão modificada do Mambo (a dança original teve que ser reduzida devido à acrobacia violenta) foi apresentado ao público em estúdios de dança, hotéis de recreio, e em clubes nocturnos em Nova Iorque e Miami. Sucesso estava no programa de trabalho. Os alegres bailarinos de Mambo foram afetuosamente conhecidos "Mambonicks".
A febre do Mambo não demorou ,muito e hoje o Mambo é limitado aos dançarinos avançados. Os professores concordaram que esta é umas das danças mais difíceis . Um das maiores contribuições do Mambo é que conduziu ao desenvolvimento do Cha-Cha-Cha.
O Mambo está desfrutando uma popularidade renovada devido a vários filmes que caracterizam a dança como também um homem nomeou Eddie Torres. Eddie é uma dança de Nova Iorque a favor de epara o Mambo fanático que lançou uma cruzada para ter certeza a dança reina uma vez mais nos salões de baile. Torres se tornou o explicador principal do estilo e construiu uma reputação continuamente como dançarino, instrutor, e coreógrafo. Ele foi conhecido como o " Rei de Mambo de Dança " latina. Torres esta determinado a reintroduzir bailarinos naquilo que ele acredita que sejam os Clube Nocturnos autêntico de dançar o Mambo , o qual nos anos de 1990's é crescentemente conhecido como Salsa.
"É um grande tempo para as danças Latino -Americanas" diz Torres. "O Mambo tem agora calor, como o era nos anos ' 50. É uma dança com muitas influências: africano, cubano, Jazz, até mesmo algum ballet.
Canções de Mambo populares incluem "Mambo Italiano", o "Papai Ama Mambo", "Mambo #5", "eu Vi para a Mamãe Fazer O Mambo", e "Eles Eram Doin' O Mambo". 'Dança City', o álbum de CD soberbo que caracteriza Hernandez e a Mambo Reis Orquestra, está em seu próprio como um das melhores gravações de seu tipo em anos, uma sessão de faixa-estilo grande enérgica que recorda os dias de glória de Tito Puente e Tito Rodriguez.
A maioria das pessoas tratam o Mambo como dança muito rápida mas, em essência, é uma dança lenta e precisa , que não se move muito.


0 comentários: