terça-feira, 11 de novembro de 2008

"Fecha os olhos e entra no compasso.
Segue esses passos que embora não sejam teus podes roubá-los e copiá-los como se fossem um só...
um corpo e uma sombra...
uma música e uma única melodia.
Entrega-te a essa dança com a maior paixão e o maior amor que tens dentro da alma... entrega-te sempre por inteiro, não à pessoa que te acompanha, mas à tua própria dança."

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Jovem dançarino português premiado em Pequim

Um aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional foi premiado na China, num concurso com mais de bailarinos de 22 países, disse hoje à Lusa fonte da Academia de Dança de Pequim.

Marcelino Sambé, 13 anos, obteve o 1º prémio de interpretação na 2ª edição do Beijing International Ballet Invitational for Dance Schools, ex-aequo com a britânica Laureta Cales e o chinês Wang Wei.

O concurso, que decorreu na capital chinesa de 25 de Outubro a 01 de Novembro, premiou também a brasileira Luiza B. Bertho, na categoria dos 16 aos 19 anos.

Entre os 111 finalistas figuravam dois outros alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional: Mariana Rodrigues, 16 anos, e Telmo Moreira, 17 anos.

domingo, 2 de novembro de 2008

A Kizomba é um ritmo africano dançado a par com origem em Angola nos anos 80, tendo tido paralelamente um grande desenvolvimento em Cabo Verde, onde a maioria das kizombas são cantadas em crioulo e são conhecidas, genericamente, por “passada”. Na origem da Kizomba devemos mencionar o Semba de Angola e a Coladeira de Cabo Verde que, por sua vez, se veio a fundir com o Zouk (originário das Antilhas), resultando no Colá-zouk. Assim, o espectro dos temas que se podem dançar como Kizomba alarga-se ao Semba, ao Zouk, à Coladeira e ao Colá-zouk. A Kizomba é, portanto, uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre o par.